Search for:

Tipos de areia para gatos

Existem dezenas de areias para felinos, desde as mais caras até as mais baratas, porém algumas são melhores e outras são piores, algumas seu gato irá se acostumar mais outras menos. Então citaremos aqui prós e contras na hora das escolhas das areias.

Normalmente os gatos preferem as areias mais finas para pisar, vejamos os prós e contras de cada uma:

1Areia de praia ou construção: sim algumas pessoas utilizam dessa areia para seus gatos;

Vantagens: Se é que podemos dar vantagens a esse tipo de opção, as vantagens então seriam: Bem barata, encontrada em qualquer lugar.

Desvantagens: Por não ser uma areia tratada ela pode trazer doenças para seu gato como verminoses, fungos ou bactérias, além disso ela não absorve bem o xixi, e a limpeza da caixa ficará bem difícil de fazer.

2- Areia de madeira: são grãos de madeiras pequenos

Vantagens: são baratas, biodegradáveis, bom controle de odores

Desvantagens: precisam ser limpas todos os dias e a absorção da urina não é tão eficaz como das outras, então a limpeza não se torna tão simples de fazer. Não são tão confortáveis para os felinos pisarem.

3- Areia Granulada: são a base de argila

Vantagens: Não são tão caras, formam blocos de urina que é fácil a remoção e algumas vem com perfumes que ajuda a suavizar o odor da urina e fezes.

Desvantagens: Durabilidade não é tão grande e devem ser trocada toda semana, pois restos de urina e fezes vão se depositando na areia, e vão ficando com bastante odor. Um pouco difícil na hora de recolher as areias que caem para fora, como são finas podem se espalhas com facilidade pela casa.

4- Grãos de minerais: é uma mistura de minerais que forma a areia

Vantagens: boa absorção da urina, facilitando a limpeza da caixa e boa durabilidade, além de preço bom

Desvantagens: Não faz um bom controle do odor

5- Sílica: são microcristais brancos e azuis (podendo ser granulada ou triturada)

Vantagens: excelente durabilidade, no inicio você só troca o que tiver de sólido da caixa de areia, sem precisar trocar toda a areia, conforme elas ficam muito usadas a cor da sílica começa a alterar; é excelente na absorção da urina e dos odores. A triturada os gatos gostam mais de usar pois é bem fininha e macia.

Desvantagens: Bem cara, em alguns casos o valor quadruplica o de uma areia mais comum, alguns gatos acabam desenvolvendo uma alergia respiratória principalmente com a triturada, e ela se espalha pela casa facilmente.

E você já escolheu a melhor opção para seu gato???

Andressa Gontijo

Médica Veterinária

 

 

 

Por que os cães se cheiram?

É muito comum na hora de um passeio, os donos quererem que os cães se encontrem de frente, focinho com focinho, porém eles não querem se conhecer assim, e sim querem se conhecer cheirando um o bumbum do outro.

Para nós seres humanos isso é muito estranho, mas para eles não, e existem motivos para isso acontecer, e mais, existem motivos para você não deixar mais seu cão chegar de encontro “focinho com focinho” em outro cão.

Porque os cães se cheiram?

Primeiro temos que entender como os cães funcionam, diferente de nós, eles tem mais de 300 milhões de receptores olfativos, isso faz com que os cães sintam cheiros de coisas que você sequer imagina. Além disso o cérebro do cão foi feito para interpretar esses cheiros, por exemplo, uma fêmea no cio, faz com que o macho entenda que essa é a hora para uma cruza certeira, e a garantia de filhotes. Ele não precisa ficar cruzando com a fêmea diversas vezes, basta sentir o cheiro que ele já saberá que aquele é o momento fértil.

Quando um cão encontra com outro, ele não sabe se aquele cão, é macho ou fêmea, não sabe como ele está se sentindo naquele momento, não sabe de onde ele é, o que come, nem quem é ele, é como se conhecêssemos alguém num bar, e precisássemos perguntar tudo para saber mais dessa pessoa. Os cães fazem isso se cheirando e conseguem praticamente todas as respostas com esse cheiro.

filme pets

Mas porquê os cães precisam cheirar o bumbum, porque eles não cheiram outro lugar para se conhecer?

O ânus do cão possui uma glândula responsável por odores, essa glândula traz partes de informações sobre como esse animal é. Por isso eles cheiram o bumbum e não outra parte.

Por quê não devo deixar meu cachorro cheirar somente o focinho do outro?

dogs-meeting-for-the-first-time-by-aresauburn

Quando você chega com o seu cachorro perto de outro cão, o ideal é que você o conduza para o bumbum do outro cão, e nunca fique segurando a coleira de forma tensa, onde eles fiquem apenas focinho com focinho, isso porque quando um cão fica nessa posição, é uma forma de intimidar o outro, eles se olham nos olhos e gera uma tensão, podendo ocorrer rapidamente uma briga.

 

Tente relaxar a coleira e deixar que eles se conheçam como devem, com certeza será muito menos estressante, tanto para você, quanto para eles!

 

Por quê meu gato afia as unhas?

Você adota um gatinho lindo, coloca-o dentro de casa, e tudo parece ir super bem, até que um dia você chega em casa e percebe seus móveis, sofás, tapetes, e afins todos arranhados e estragados.

Quem nunca passou por uma experiência dessas com um amigo felino, não é?

Mas por que os gatos afiam as unhas?

Bem, vamos voltar a origem dos felinos, o gato selvagem na natureza, para eles as garras são muito importantes, esse pequeno felino utiliza as garras não só para pegar suas presas com facilidade, mas também para escalar árvores, e com isso fugir de possíveis predadores, além disso afiar suas garras fazem com que machos deixem seus cheiros, e demarquem seu território. Isso não será diferente para o nosso gato doméstico, que embora não escale as árvores com frequência, ou não cace muito, ainda assim precisará afiar suas unhas.

gato afiando unhaÉ importante dizermos que as unhas dos gatos crescem em camadas, e quando elas descamam, também descamam em camadas, como uma cebola, diferente da nossa unha ou do cão que cresce longitudinalmente. Quando você corta a unha do seu gato, você irá reparar que não demorará muito e essa unha estará afiada novamente, isso porque você cortou a camada externa da unha, e logo internamente já aparecerá uma nova unha afiada.

Se seu gato consegue caçar e tem acesso a árvores como os felinos selvagens, ele já desgastará essas camadas naturalmente, porém se seu gato fica dentro de casa, ele terá que buscar outras alternativas para trocar as camadas de suas unhas, e pode ser que ele opte pelos seus móveis.

Clique aqui, e leia quais alternativas você tem para que seu gato pare de afiar as unhas nos seus móveis!