Search for:

Por que meu cachorro come grama?

Na hora do passeio, parece que seu cachorro está mais para um cavalo ou vaca porque não pára de comer grama? Mas porque seu cachorro está fazendo isso?

Aqui vamos listar os principais motivos para ele ter essa atitude:

  • O principal motivo é um desconforto gástrico, muitos cães que comeram algo que fez mal, ou quando a troca de ração foi feita bruscamente, acabam sofrendo algum distúrbios gástricos, como vômitos, diarreias, cólicas intestinais, podem começar a comer grama de repente. Isso porque a grama pode ajuda-lo a aliviar esse desconforto, ou porque ele vomitará a grama, e junto o alimento que está fazendo mal, ou porque a grama ajudará com fibra e isso também aliviará uma possível diarreia por exemplo.
  • Porém se seu cão faz isso toda hora,  o ideal é leva-lo para uma consulta veterinária, pois pode ter um distúrbio gástrico mais sério, como uma gastrite, ou um verminose, uma gastro-enterite, ou mesmo um corpo estranho, isto é, algo que ele comeu, exemplo um pedaço de pano, que está parado no estômago, e que pode levar a esse sintoma de comer a grama.
  • Outros cães podem comer por mania, simplesmente porque gostam do sabor e sempre que passeiam comem, ou mesmo porque vêem outros cães fazendo, e imitam.
  • Em casos mais raros, eles podem comer por falta de nutrientes corretos no alimento, principalmente quando estão fazendo uma dieta mais rígida, ou se alimentam de uma alimento mais pobre de nutrientes.

O que fazer?

Se for algo esporádico, não há necessidade de fazer nada, a grama não faz mal ao seu cão, mesmo que ele vomite, isso é natural para ele. Se for algo que ocorre sempre, como dissemos, você deve levá-lo ao veterinário!

O mais importante é sempre dar uma alimentação de boa qualidade, e na quantidade correta indicada pelo rótulo, ou que seu veterinário indique! Nunca faça dietas sem conhecimento do veterinário! Além disso mantenha o seu animal vermifugado com a frequência correta!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária

 

Tabela do Peso ideal dos cachorros

Os cães não tem um padrão de peso muito certinho, na verdade existe uma tabela que dá um intervalo dos pesos de cada raça, porém se você tiver um labrador, por exemplo, menor do que o padrão esse intervalo não se adequará a ele. Além disso há variação por sexo.

É muito importante que o dono sempre fique de olho no escore corporal do seu animal, como é ensinado aqui. Dessa forma ele saberá se o pet está ou não no peso ideal.

De qualquer forma iremos disponibilizar uma tabela de intervalo de peso das raças de cães, não com todas as raças, mas que já dará uma ideia para os tutores, se seu cão está ou não no peso ideal! Veja abaixo:

 

Gatos devem predominar nos lares brasileiros na próxima década!

Se você ficou surpreso com essa informação, não fique! Na próxima década a tendência será terem mais gatos do que cães nas casas dos brasileiros. Isso porque as pessoas estão percebendo que os gatos são mais “fáceis” que os cães no dia a dia. Não que eles não tenham exigências, muito pelo contrário, porém são mais independentes e tão carinhosos quanto os cães!

Segundo a última pesquisa feita pelo IBGE, que é bastante antiga, datada no ano de 2013, há mais de 130 milhões de pets no país, sendo 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos, mas não se engane com esses números, a população de gatos se multiplica ano a ano em maior velocidade do que a de cães! A cada cinco casas brasileiras, uma tem gatos, e o Estado com maior quantidade de felinos segundo estudo também de 2013 foi o Piauí.

Em diversos países a população de gatos já ultrapassa a de cães, é o caso dos Estados Unidos por exemplo, onde a população dos felinos já ultrapassa os 80 milhões, enquanto a de cães está em torno de 66 milhões! E não é só nos Estados Unidos que isso ocorre, a maioria dos países Europeus também possuem mais gatos do que cães!

Na My Pet’s Nanny essa informação não é muito diferente, hoje nossos atendimentos para gatos já somam 35% do total, e vem crescendo mês a mês!

Um outro fato curioso sobre a população de animais de estimação no Brasil é que esta ultrapassa a população de crianças, mostrando que muitas pessoas estão deixando de ter filhos e optando por terem animais! Em 2013 a população de crianças de  1 a 14 anos era de 44,9  milhões, frente a 74,3 milhões de cães e gatos!

Com certeza quem já teve um gato sabe das maravilhas que é esse mundo, de muitas brincadeiras, risadas das palhaçadas que eles fazem, limpeza, beleza, companheirismo e carinho, mas não se engane, os felinos dão as mesmas despesas de um cão, e necessitam dos mesmo cuidados, com alimentação, cuidados e veterinário!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária

 

Protetor Solar para cachorros e gatos, sim eles também precisam!

Muitas pessoas não sabem, mas utilizar o protetor solar para cachorros e gatos é tão importante quanto para nós seres humanos, pois os animais também podem desenvolver câncer de pele, como carcinomas ou melanomas.

Animais com a pele muito rosada são os que mais sofrem do problema, assim como animais que não possuem pelagem alguma como o gato Sphynx ou o cachorro da raça Crista Chinesa, que precisarão de protetor para animais no corpo todo.

Em geral os animais precisam do protetor solar em locais com menos pelo, como região do focinho e orelhas, já que o próprio pelo é um protetor solar, e no restante do corpo acaba ajudando nessa função!

Você deverá ficar de olho também na quantidade de tempo que seu Pet fica exposto ao sol, e o horário, sendo o mais recomendado das 8h às 10h e 15h às 17h.

O protetor solar para animais mais correto é o próprio indicado para cães e gatos, pois possui ingredientes que podem ajudar tanto na fixação do produto quanto para possíveis alergias, porém se o tutor não encontrar, ele poderá optar pelo protetor humano, sendo nesse caso mais recomendado o infantil.

O fator solar deve ser do 30 para cima, animais com pelagem muito rosada poderão utilizar o fator 60.

Caso você note qualquer ferida na pele do seu Pet que não cicatriza, levo-o o mais rápido possível para o veterinário!

E não se engane, em dias frios o protetor solar para animais também é importante, já que os animais tendem a ficar mais no sol para se aquecer!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária