Search for:

6 cânceres mais comuns em cães e gatos

Ter o diagnóstico de câncer é sempre muito triste, não saber se o que seu pet tem é grave ou não, esperar os resultados de um exame, os tratamentos, tudo isso é muito estressante tanto para o pet quanto para o tutor.

Os cânceres vem crescendo nos animais também, assim como nos seres humanos, diversos fatores podem influenciar no aparecimento do câncer, como raça, genética, hábitos alimentares, poluição, exposição ao sol, anticoncepcionais, etc.

Clique aqui e leia sobre as 7 raças com maior predisposição a ter câncer.

Antes de se desesperar, não é qualquer bolinha que apareça no corpo do seu animal que é câncer, e nem todo tumor é maligno!

Entenda a diferença na nomenclatura:

Tumor: todo aumento de volume no corpo, podendo ser ou não câncer

Neoplasia: células diferenciadas que se multiplicam, ocorrendo um tumor. Elas podem ser benignas ou malignas.

Câncer: toda neoplasia maligna, isto é, quando o cão está com câncer, já se deduz que é algo maligno e com chances de se espalhar.

Metástase: células do câncer que se espalham para outros órgãos

Dentre as neoplasias mais comuns nos cães e gatos, podendo ser benignas ou malignas, vemos:

1- Pele (carcinomas e melanomas, além dos mastocitomas)

2- Mamas

3- Ósseos

4- Relacionados ao sangue 

5- Venéreos (câncer que passa de um animal para outro)

6- Orais

Qualquer tumor que você observe no seu pet, leve-o para uma consulta ao veterinário.

Andressa Gontijo

Médica veterinária

7 raças de cachorro com maior predisposição ao câncer

Assim como nos seres humanos, o câncer vem crescendo também nos cães e nos gatos nos últimos anos. Fatores como raça, fatores genéticos, idade, alimentos ricos em carboidratos e gorduras, exposição ao sol, poluição, agrotóxicos nos alimentos, anticoncepcionais, dentre outros fatores, ajudam a aumentar o risco dos tumores.

O tumores mamários são os mais encontrados nas fêmeas, porém existem diversos outros que precisam ficar no foco dos tutores, clique aqui nesse posts que comentamos os tumores mais comuns nos animais.

Não dá para negar, que os animais tem vivido mais, e com isso é mais comum que apareçam certos tumores em animais mais idosos, porém temos visto aumentar os casos nos animais mais jovens também.

Dentre os fatores que influenciam no aumento do risco dos tumores, está a raça do animal, há raças com maiores predisposições que outras, isso não significa que se você tem uma dessas raças seu cão terá câncer, o que também não significa que se seu cachorro não estiver nessa lista, ele não terá câncer, já que o câncer é multifatorial, isto é, precisa de diversos fatores para ocorrer.

Veja então a lista das raças que tem maior predisposição ao câncer:

1- Boxer: sim ele é o número um, infelizmente, é raro um boxer não desenvolver algum tumor ao longo de sua vida, realmente é uma raça com grande predisposição.

2- Labrador

3- Cocker spaniel

4- Poodle

5- Rotweiller

6- Pastor Alemão

7- Dogue-alemão

Caso veja qualquer aumento na pele do seu animal, emagrecimento, falta de apetite, ou mesmo qualquer mudança no comportamento, leve-o ao veterinário, ele é o único capaz de diagnosticar corretamente o problema.

Andressa Gontijo

Médica Veterinária

7 doenças nos olhos que podem causar aumento de remela em cães

Assim como nós, é comum que os cães tenham remelas nos olhos, porém essas remelas não devem ser em excesso, a ponto de você limpar hoje, e hoje mesmo já ficar lotado de remela, ou ao ponto do cão ter dificuldade de abrir os olhos de tanta secreção que produz.

O aumento desses líquidos nos olhos ocorrem na tentativa do corpo de limpar e expulsar algo que não poderia estar ali.

O lacrimejamento ou secreção nos olhos dos animais, quando em excesso, demonstram que esse órgão não está bom, e que precisa ser examinado por um veterinário oftalmologista.

Algumas raças tem mais lacrimejamento, e mais chances de ter problemas oculares que outras, como o caso das raças de focinho curto (braquicefálicas), como por exemplo os buldogues, shih tzus, pugs, boxers, dentre outros.

Um excesso de lacrimejamento ou secreção é um sintoma de algum problema ocular, que pode, se não tratado,  tornar-se algo mais grave. Um excesso de lágrima ou secreções, pode causar manchas no pêlo de cães claros (clique aqui e assista o vídeo sobre manchas causadas por lágrima ácida), incomodam o cão, podem causar mau cheiro, dentre outros problemas.

Vejam aqui as causas mais comuns que podem gerar um aumento na secreção ou lacrimejamento dos olhos nos cães:

Cão com olhos de cereja

1- Olho de cereja: quando aparece no canto dos olhos uma especie de bolinha rosa.

2- Alergias

3- Olhos secos (ceratoconjuntivite seca), onde o olho não faz a lubrificação correta, acarretando em uma aumento de bactérias, e secreções.

4- Conjuntivite

Cão com Entrópio

5- Defeitos na pálpebra: tem diversos problemas que podem ocorrer nas pálpebras dos cães, um deles é o entrópio (quando os cílios nascem para dentro dos olhos, e não para fora)

6- Glaucoma: aumento da pressão ocular

7- Trauma ou lesão ocular

 

 

Fica um alerta importante, caso note um aumento dessa secreção, ou qualquer mudança nos olhos do seu cachorro, busque um veterinário. Nunca aplique nada sem o conhecimento dele, você poderá piorar o caso do seu cão, e nunca demore para leva-lo ao veterinário, tem casos muito sérios, que pode ocorrer inclusive a perda da visão ou do olho!

Andressa Gontijo – Médica veterinária

5 consequências da obesidade nos animais

Olhar seu cachorro ou gato obeso, pode parecer algo normal e para alguns donos até fofinho, mas deixar seu Pet obeso pode causar sérias consequências para ele.

Cães gulosos, gatos sedentários, a vida dos animais tem feito com que eles se tornem cada dia mais obesos. Estima-se que 25% dos cães adultos e 40% dos gatos adultos estão com sobrepeso ou obesos, nos idosos essas taxas são ainda maiores.

É muito difícil convencer donos de pets obesos, iniciarem uma dieta em seus pets, muitas das vezes eles até iniciam mas param no meio por pena, por acreditarem que seus pets estejam sofrendo, porém caso os donos não tomem providências rapidamente, a obesidade poderá trazer sérios riscos à saúde do animal, vejam quais:

1- Diminuição no tempo de vida do seu animal:

Um estudo americano mostrou que um cão com score corporal ideal vive em média 2 anos a mais do que cães com score corporal acima do ideal. Esses mesmos cães com score corporal ideal demoram mais para desenvolver doenças crônicas, e com isso acabam tendo uma expectativa de vida maior.

2- Problemas articulares:

Animais com o score corporal ideal demoram mais para apresentar artrites, e com isso sentem menos dores articulares ao se movimentarem. Além disso cães e gatos obesos podem desenvolver problemas de coluna mais facilmente, tornando-se possíveis candidatos a uma paralisia dos membros inferiores.

3- Doenças crônicas:

A obesidade pode trazer diversas outras doenças em outros órgãos do corpo do animal. O aumento da gordura e do açúcar no sangue pode levar seu pet a desenvolver pancreatite, diabetes, doenças gastrointestinais, dentre outros problemas em outros órgãos.

4- Problemas no coração e circulatórios:

A obesidade pode trazer cardiopatias sérias para seu pet, além de entupimento dos vasos, fazendo com que seu cachorro ou gato tenha uma qualidade de vida ruim, e uma sobrevida menor.

5- Problemas respiratórios:

Animais obesos tem maior probabilidade de ter dificuldade respiratória que os animais sem o excesso de peso, ou podem agravar doenças respiratórias já pré existentes como por exemplo o colapso de traqueia.

Existem muitas razões para você deixar seu cachorro ou gato no peso ideal, e caso você não saiba como, nós podemos te ajudar com nosso programa de redução de Peso, o Personal Pet, onde seu pet passará por avaliação nutricional, e exercícios feitos para ele, com foco na perda de peso.

5 causas comuns para queda de pelos em cachorros

É desesperador ver seu cachorro perdendo o pelo, e pior ficando com falhas!

Muitas dessas perdas tem tratamentos, ou podem ser amenizadas, nesse vídeo (clique aqui) falamos mais sobre queda de pelos.

Hoje vamos explicar as 5 causas mais comuns para as perdas de pelos nos cães, veja aqui:

1- Alergias:

As alergias tem como sintoma comum, a perda de pelo. Cães com alergia alimentar, ou alergia a picada de pulgas ou qualquer outra alergia, terá uma alopecia, isto é, uma queda de pelos que poderá causar falhas importantes.

 

 

2- Infecções e infestações:

Infecções causadas por fungos ou bactérias podem causar uma queda importante de pelos, essas quedas podem ocorrer no corpo todo ou em áreas bem delimitadas. É comum ter perda de pelos em infestações por parasitas, também!

3- Doenças hormonais:

Algumas doenças hormonais trazem como sintomas a perda de pelos, uma delas é o Cushing ou hiperadrenocorticismo, que ocorre quando o cão tem um excesso de cortisol, é muito comum os cães desenvolverem essa doença após o uso exagerado de corticoides. Normalmente as perdas de pelo causadas por hormônios apresentam grandes falhas de pelos.

4- Genética:

Algumas raças tem falhas de pelos, o Crista chinês é um cão que tem falta de pelos no corpo, comum da raça, é comum também vermos, por exemplo, um dachshund com falhas nas orelhas.

5- Perda de pelo em locais que sofrem pressão:

Quando o animal fica em decúbito, isto é muito tempo deitado, ele passa a apoiar partes do corpo que começam a não ter uma boa circulação sanguínea e com isso perdem o pelo e, muitas das vezes, criam-se calos ou feridas. Normalmente esses locais, dificilmente voltam a ter pelos. É muito comum em animais mais idosos, animais doentes, e cães de porte grande.