Search for:

“Meu buldogue não consegue respirar” – Tem esse problema? Não deixe de ler!

“Meu buldogue não consegue respirar”. Quantas vezes nos deparamos com essa frase?

Se você tem uma dessas raças: buldogue (francês ou inglês), Boston,  Pug, Boxer, dentre outros conhecidos como “focinho curto”, você deve ficar de olho nos sintomas respiratórios.

Roncos, falta de ar, língua roxa, sem tolerância a grandes exercício físico, desmaios, etc… são coisas comuns nessas raças, e elas estão mais propensas a terem a Síndrome do Braquicefálico!

Nessa síndrome podem estar presentes algumas anomalias, que se não forem tratadas podem inclusive levar o seu animal a óbito, são elas:estenose-nasal

  • Estreitamento das narinas: muitos cães o focinho é tão “para dentro” que as narinas ficam quase que completamente fechadas, dificultando muito a passagem de ar
  • Alongamento do Palato mole
  • Hipoplasia da traqueia
  • Alterações no sistema digestivo
  • Eversão de sacos laringianos

Conforme o cão força a respiração, mais a mucosa da garganta inflama e mais dificuldade da passagem de ar, podendo inclusive ocorrer a obstrução dessa passagem.

O tratamento é cirúrgico, onde é feita uma tentativa de liberar a passagem de ar, normalmente é feita uma cirurgia nas narinas para aumentar a passagem de ar, e também correção do palato mole.

O ideal é não esperar para fazer a intervenção cirúrgica quando o cão já estiver muito debilitado, o correto é que caso o veterinário note que exista anomalias da síndrome, que já seja feita a intervenção cirúrgica o quanto antes, inclusive quando o cão for ainda filhote.

Andressa Gontijo – Médica Veterinária

 

Você sabe identificar se seu gato é macho ou fêmea?

Você sabe identificar se seu gato é macho ou fêmea?

Quando o gato é filhotinho é bastante difícil identificar o sexo, isso porque tanto o pênis quanto a vulva dos gatos não são para fora como nos cães, eles ficam internos, então quando olhamos, parece que são todos do mesmo sexo!

Quanto mais novo for o gato mais difícil é de identificar se é macho ou fêmea, conforme ele cresce fica mais fácil principalmente nos machos inteiros.

Nós iremos ensinar agora como você poderá identificar o sexo nos gatos, mesmo quando filhotes.

Em primeiro lugar você deverá olhar seu gatinho com a cauda levantada, e sempre olhando por trás. Tentar olhar ele de barriga para baixo ou outra posição, não te ajudará a identificar.

macho1- Machos inteiros: 

Os Machos inteiros são os mais fáceis, porém apenas quando os testículos já desceram para a bolsa (logo em filhotes muitos novos você não notará isso). Diferente dos cães, os machos não tem bolsas para fora, e penduradas, e sim internas, então você conseguirá ver duas protuberâncias na pele, entre o orifício do ânus e do pênis.

 

 

 

 

 

 

macho castrado

2- Macho castrado ou novinho:

Nesses machos é mais difícil pois são muito semelhantes das fêmeas, e a principal diferença aqui é a proximidade dos orifícios, e formatos. Nos machos os orifícios do ânus e do pênis são distantes uns dos outros, e são mais arredondados.

 

 

 

femea3- Nas fêmeas:

Nas fêmeas, o orifício da vagina é logo abaixo do ânus. A vagina tem um formato como um risco na vertical, então ficará semelhante a letra “i” sendo que a vagina é o risco, e o ânus seria o pingo da letra “i”!

 

 

E aí descobriu se seu gato é macho ou fêmea???

Andressa Gontijo – Médica Veterinária

dog-walker-pet-sitter

 

10 doenças que cães e gatos podem transmitir ao ser humano!

Se partirmos do princípio que nós seres humanos também somos animais, acaba ficando óbvio pensarmos que nós adquirimos as mesmas doenças que os animais tem, certo?

Certo! Porém há também doenças específicas para cada especie, e essas doenças, muitas das vezes, não atingem outras especies! É por esse motivo que a maioria das pessoas não sabem que existe uma infinita quantidade de doenças que os bichos podem ter, e que podem ser transmitidas ao Homem!

Conforme falado, existem doenças que são transmitidas para outros animais e isso inclui o Homem, para isso damos o nome Zoonose!

Zoonose= doença de animais (Do grego ‘zoo (ζώο) = animal’ + ‘nosos (νόσος) = doença)

Existe uma lista bem grande de doenças que os animais podem transmitir ao Homem, porém aqui listaremos as 10 doenças que cães e gatos podem transmitir ao ser humano através do contato, lambida, arranhão, mordida ou outras formas:

1- Fungos: existem vários tipos de fungos que nós seres humanos podemos pegar de nosso mascote, esses fungos passam pelo simples contato da pele contaminada com a pele  íntegra.

2- Sarnas: tem sarna que não é contagiosa, porém a escabiose, sim. Essa sarna é a mais comum que encontramos em cães e gatos de rua, e no contato o ser humano pode adquirir.

3- Raiva: a raiva pode ser transmitidas por cães e gatos, porém por outros animais como os silvestres também! Hoje a raiva está bastante controlada nos animais domésticos graças a vacinação. A transmissão ocorre através da mordida, ou mesmo da lambida na pele lesionada.

4- Giardia: a giardia é um protozoário que quando entra no sistema digestório causa muita diarréia. Ela pode ser transmitida por animais que estejam com a doença, para nós seres humanos. Normalmente a transmissão ocorre através da ingestão de cistos de giardia que podem estar na água, alimentos, ou mesmo objetos contaminados. É importante que o dono lave bem as mãos após mexer com as fezes do animal.

5- Toxoplasmose: embora a Toxoplasmose seja mais comum de ocorrer em pessoas quando ingerimos alimentos contaminados e crus, os felinos podem transmitir a doença. Apenas 1% dos felinos estão contaminados com toxoplasmose, e o ser humano só pegará desse felino, se não tiver uma boa higiene, como por exemplo limpar a caixa de areia, mexer nas fezes, e depois não lavar as mãos e se estiver com a imunidade baixa.

6 – Salmonelose: embora ela seja comumente transmitida através de alimentos contaminados, caso um cão ou gato esteja contaminado ele irá transmitir a doença pelas fezes, e mais uma vez se o dono não tiver uma boa higiene ao manipular as fezes, poderá contrair a doença.

7- Bicho geográfico: cães e gatos contaminados com o verme Ancylostoma ao defecarem na praia, ou em tanques de areia, deixarão junto das fezes os ovos do parasita, que por sua vez se transformarão em larvas. Essas larvas entrarão na pele de nós seres humanos, e ficará andando debaixo, formando lesões que lembram um “mapa”, por isso o nome popular de bicho geográfico.

8- Dipilidiose: O Dipylidium é um verme intestinal que pode acometer seres humanos quando acidentalmente ocorre a ingestão do hospedeiro do parasita, isto é da pulga, ou do piolho. Essa doença é mais comum em crianças do que adultos, pois costumam ficar mais próximos, deitados e beijando os seus animais.

9- Leishmaniose: o grande culpado aqui é o mosquito, porém se você tem um cão ou gato com leishmaniose há um risco grande do mosquito pica-lo e depois picar você, assim como ocorre com a dengue, o mosquito carrega o protozoário. Por isso muitas cidades adotaram o sacrifício de animais que apresentassem a doença.

10- Leptospirose: o mais comum é ouvirmos falar dos ratos como os transmissores da doença, porém cães e gatos, e outros animais se contaminados, poderão também transmitir a doença, logo, um cão com leptospirose acaba virando transmissor da doença! A transmissão ocorre através da urina do animal contaminado em contato com a pele lesionada ou ingestão acidental dessa urina.

A melhor forma de ficarmos longe das zoonoses é prevenindo. Você deverá sempre estar com vacinas, vermífugos, e anti-pulgas em dia nos seus animais. Além disso saber por onde seu pet anda, o que ele caça quando está na rua ou no quintal, os locais que você leva para passear, se tem outros animais que ele também convive que pode estar doente, etc. Tudo isso será importante quando o assunto é prevenção de doenças!

 

10 motivos para você contratar o serviço de Pet Sitter

O serviço de pet sitter, é um serviço de cuidado com animais em sua própria casa por mais ou menos uma hora quando os donos não estão. O animal pode receber várias visitas por dia do profissional, e será feita, troca de alimentação, limpeza, passeio, interação, medicação, dentre outros serviços que o tutor necessite.

A maioria da pessoas que contratam o serviço de Pet Sitter precisam dele na hora de suas férias! Em torno de 90% das pessoas contratam nesse momento o serviço, porém esse serviço pode ser utilizado para diversos momentos que muitos donos de animais nem imaginam!

E agora listaremos quais os outros motivos para a contratação desse tipo de serviço:

1- Animais anti-sociais, estresse ao sair de casa ou ciomuitos donos de animais quando vão viajar se deparam com alguns problemas, pois possuem cães ou gatos que não gostam de se relacionar com outros animais, ou mesmo sair de seus ambientes.  No caso dos felinos por exemplo, sair de casa e ir para um ambiente novo, pode ser algo bastante estressante. Muitos hotéis não aceitam cães de raças consideradas perigosas, ou mesmo cães anti-sociais, além disso não aceitam, na sua maioria, animais que não sejam castrados, ou fêmeas no cio. O petsitter auxiliará muito, pois o serviço ocorre todo dentro de sua casa, apenas para o seu animal, durante um período de tempo!

2- Viagem de negócios, mesmo uma viagem curta, o serviço de pet sitter é bastante necessário. Muitos donos de animais, deixam seus pets sem assistência, pois a viagem é de um ou dois dias, coloca bastante comida e água, e pronto, acredita que dessa forma seu pet estará bem! Mas com a experiência, notamos que isso é bastante prejudicial, pois muitos animais ficam entediados, podem inclusive se machucar, outros latem sem parar, ás vezes a água ou comida acaba ou mesmo cai pelo chão e ele fica sem. Diversas coisas podem ocorrer nesses poucos dias, e o serviço de pet sitter pode auxiliar e muito!

3- Animal com necessidade de medicação: Interromper uma determinada medicação nunca é positivo, um pet sitter poderá manter a rotina correta de horários, e doses!

4- Animais com necessidades especiais: alguns animais precisam de assistência 24h, animais paraplégicos, ou tetraplégicos, ou mesmo com cirurgias recentes ou outras necessidades, eles precisarão ter alguém do lado, ajudando na alimentação, na troca de uma fralda, ou curativos, e muitas vezes o cliente não pode ou não consegue fazer isso pois trabalha durante o dia. O pet sitter poderá fazer esse trabalho durante a ausência desse dono!

5- Tutor é hospitalizado ou está debilitado: já tivemos diversos casos de tutores com cirurgias recentes, ou mesmo que estiveram internados, e seus pets precisaram de auxílios, nessa hora o pet sitter é bastante crucial, pois ele não irá retirar o pet de seu ambiente, e trará conforto e a assistência que ele precisará até o retorno de seu dono!

6- Rotina, e exercícios: que todos os animais precisam de exercícios, não há dúvidas, porém nem sempre os donos conseguem manter a rotina e tempo necessários. Se o pet sitter também faz passeios ou trabalhos de interação, ajudará bastante, além disso poderá ser mantida também a rotina na alimentação, já que os pet sitters poderão ir no horário determinado pelo tutor!

7- Animal novo em casa: o pet sitter poderá auxiliar na interação entre novos animais da casa, para que eles se acostumem um com o outro, ou mesmo ajudar com um filhote que tem muita energia, a gasta-la.

8- Acompanhamento em consultas ou pet shops: alguns cuidadores de animais fazem também esse trabalho, de levar até o veterinário para uma consulta ou algum tratamento específico, caso o dono não consiga levar, ou mesmo para o banho e tosa.

9- Companhia: alguns animais não gostam ou não podem ficar sozinhos, ou pelos motivos do item 4 citado acima, ou porque sofrem de ansiedade de separação ou outro problema. Os pet sitters poderão auxiliar fazendo companhia e cuidando adequadamente desses animais.

10- Cuidados com animais diferentes dos cães e gatos: o que muitos donos de animais não sabem, é que existem diversos pet sitters profissionais que também tem treinamento para cuidar de animais silvestres ou exóticos, como aves, peixes, tartarugas, roedores, etc. Durante sua viagem ou trabalho esse profissional poderá ir até sua casa e fazer a alimentação, troca de aquários ou gaiolas, etc.

Realmente o serviço de pet sitter ou traduzindo para o português, babá de animais, tem muitas outras funções além do cuidado apenas na hora de suas viagens de férias!

Não deixem de seguir nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube

banner3

 

8 sinais que seu cão te AMA e confia em você!

Que você ama o seu cachorro todo mundo já sabe, certo? Nós achamos que a recíproca também é verdadeira, mas como ter essa certeza?

Nós listamos aqui 8 sinais de que seu cão realmente te ama, veja quais são e porque:

  1. Ele faz contato visual com você: no mundo canino o contato visual pode ser uma forma de intimidar o outro cão, porém esse olhar é vidrado  e tenso, já com seres humanos, o cão quando gosta de alguém ele olha de forma relaxada e amigável, como se estivesse mesmo apaixonado!olhar-cão
  2. Virar de barriga para cima: no mundo animal virar de barriga para cima para outro cão significa que ele está submisso a esse outro cão. Já na relação cão-humano mostrar a barriga também pode ser submissão, mas quando ele te dá a barriga para que você o acaricie isso demonstra que ele confia em você.barriga-para-cima
  3. Ele obedece a sua voz e presta atenção em você: tem cães que os outros podem chamar quanto quiser, e ele nem sairá do lugar, mas quando ele ouve a voz do dono, ele obedece na hora. Para ele é a voz mais importante que existe em seu mundinho! Além disso parece que ele está o tempo todo prestando atenção no que seu dono fala e faz!cachorro-prestando-atenção
  4. Ele ama o seu cheiro: a ciência comprovou que, para um cão, quando ele sente o cheiro de seu dono é como se ele recebesse alguma recompensa boa. Ao sentir esse cheiro o cérebro do cão é ativado em um local semelhante ao nosso cérebro quando vemos uma foto de alguém que amamos!cachorro-cheiro
  5. Abanar a cauda: isso parece óbvio, mas não é tanto assim. Abanar o rabo tem diversos significados, inclusive estar bravo. No entanto pesquisadores descobriram que quando o cão abana a cauda para seu dono, ele abanava mais fortemente para o lado direito do seu corpo. Tem cães inclusive que curvam seu corpo para a direita quando veem alguém que amam.Abanar a cauda
  6. Ele se aconchega em você: ele tem toda a casa para se aconchegar, mas parece que algo é mais forte e ele vem bem no seu pé ou no seu colo para se aconchegar. Não parece que é algo mais forte, realmente é, ele te ama!aconchegar
  7. Ele sorri para você: esse rosto relaxado, com olhar e boca relaxados é um ótimo sinal. É um cão feliz, tranquilo, e confortável com sua presença!sorriso-cachorro
  8. Fazer festa: não tem coisa mais legal do que chegar em casa e ter aquela recepção do seu cão! Essa sem sombra de dúvidas é uma demonstração de que ele ama te ver chegando!cachorro-feliz