Search for:

A “auto medicação” do animais! Um grande perigo para eles!

É muito comum vermos pessoas se auto-medicarem, sem a ciência de seu médico, as pessoas chegam em uma farmácia, compram um medicamento, muitas vezes simples, para uma gripe, e tomam!

Porém para os animais isso é muito maior, infelizmente muito proprietários vão até a internet e descobrem sobre um medicamento bom para curar tal problema do cachorro, ou conversam com um vizinho e fazem o tratamento que o gato dele fez! Ou ainda pior, se utilizam, de seus próprios medicamentos para tratar dos problemas de seus Pets.

Medicamentos humanos, muitas vezes não foram testados em cães e gatos, para termos a total tranquilidade de seus efeitos e benefícios, é por esse motivo que existem os medicamentos veterinários, com dosagens próprias, e princípios ativos próprios.

Não que não existam medicações similares, que podem ser dadas, mas sempre deve-se ser receitada por um veterinário para o seu cachorro ou gato.

Existem diversos princípios ativos que são muito perigosos para os animais, já outro medicamentos que não são perigosos, porém que tem um uso indiscriminado, como por exemplo o Dramin. Muitos tutores dão o Dramin sempre que podem para seus pets, quando vão viajar com eles, quando os animais estão estressados com o barulho, etc. Embora o Dramin seja seguro para tratar um enjoo, por exemplo, ele também deve ser prescrito pelo seu veterinário, e o uso deve ser controlado, inclusive sua dosagem, já que altas doses de Dramin podem trazer uma intoxicação para seu animal!

Toda auto medicação pode ser perigosa, e para nossos pets mais ainda! Gatos intoxicam com grande facilidade com diversos medicamentos, inclusive medicamentos veterinários de cães, por exemplo.

Veja aqui alguns medicamentos perigosos para seu Cachorro:

Diclofenaco de Sódio

Diclofenaco de Potássio

Paracetamol (uso controverso)

Cloridrato de fenazopiridina

Para gatos, além desses temos muitos outros como:

Acido Acetil Salicilico

Piroxicam

Pseudoefedrina

Iboprofeno

Antes de utilizar qualquer remédio no seu animal, seja ele oral, ou mesmo tópico, converse com seu veterinário.

 

Quem tem a mordida mais forte entre os cães?

Muitos acreditam que a mordida mais forte dentre os cães é a do Pit Bull.

Existe inclusive um mito que a mordida do Pit Bull chega a ter 1000 kg, isto é 1 tonelada, nem leões tem uma mordida de uma tonelada, o que dirá os cães domésticos.

Outro mito que envolve a raça pitbull é que quando ele morde sua mandíbula se trava, e ninguém consegue abrir a boca do animal, isso não é verdade, a mandíbula do pitbull é igual a mandíbula de qualquer outro cachorro de seu porte. Claro que um cão menor terá uma mandíbula menor e por isso uma mordida menor, mas não existem nenhuma trava na mandíbula, nada de diferente de outros cães.

Assista (clicando aqui) nosso vídeo sobre a raça PitBull.

Um estudo feito para medir a mordida mais poderosa entre os cães, e divulgado pelo canal National Geographic, selecionou as 3 raças mais fortes, e que são utilizadas para guarda, foram elas:

PitBull, o Rottweiler e o Pastor Alemão

O Pit Bul é historicamente um cão de luta, e por ser bastante forte, criou-se um mito de que sua mandibula era poderosíssima, é claro, que sim, é uma mordida poderosa, porém nesse estudo mostrou-se que a mordida não ultrapassava os 106 kg. Bem longe de 1000 kg que muitas pessoas acreditam!

Os Pastores, cães muito utilizados para guarda, também foram testados, e nesse teste a mordida dele não ultrapassou a de 107 kg.

Já os rottweilers, cães também muito fortes, foram os que tiveram a mordida mais fortes, sua mordida chegou na marca de 148 kg, o tornando um dos cães de mordida mais forte dentre os cães domésticos.

É claro que quando falamos em mordida de cães, todos eles mordem forte, e podem machucar bastante uma pessoa, o ponto aqui, é tentar desmistificar que o pit bull tem a mordida mais forte dos cães, e também que sua mordida seja algo maior que a mordida de uma hiena, ou um leão!

10 melhores raças de cachorros para apartamento

Escolher um cachorro pode parecer uma tarefa simples, é só escolher o que você sempre sonhou, ou o que sua filha sempre quis, e pronto, ir lá e comprar ou adotar!

Durante muitos anos era assim que as pessoas escolhiam seus pets, mas hoje, graças a Deus, essa escolha está mudando, e as pessoas estão tendo mais consciência e percebendo que às vezes escolher o cão errado, pode ser um grande problema!

Nesse vídeo mostramos como escolher um cachorro ideal!

É importante lembrar, que ser uma raça de cachorro boa para apartamento, não exclui os passeios diários, muita gente acha que porque o cão é pequeno, ou não é de latir, que ele não se incomodará com a falta de exercícios, e isto está errado, todo cão precisa se exercitar, mesmo morando em uma casa grande!

Se você tem pensado muito na ideia de ter um cachorro, mas você mora num apartamento e quer ter certeza da escolha do cão certo, listaremos aqui 10 raças bem interessantes para apartamentos, e explicaremos o porque dessas escolhas:

Pug

1- Nosso top 1 é o Pug: o Pug é uma raça, no geral, bastante tranquila, não costuma ser muito agitada, nem costuma latir demais. Além de tudo tem um tamanho ótimo para apartamentos!

2- Maltês: o maltês é uma raça muito bacana, seu pelo quase não cheira, tem um tamanho bem pequeno, e praticamente não tem queda de pelos.

3- Yorkshire: o York é uma raça bem pequena, e que, assim como o maltês, praticamente não tem queda de pelos, porém tende a latir, por isso é importante ver se seu apartamento teria problema com latidos!

4- Lhasa apso: uma excelente raça para apartamentos, late pouco, os pelos não costumam cair, e seu tamanho também é pequeno!

5- Shih Tzu: uma raça bastante silenciosa, que assim como o lhasa, quase não perde pelos e também fica bem pequeno. Tende a ser um cão bastante calmo!

Shiba Inu

6-  Poodle: o poodle já foi o queridinho do brasileiro por muitos anos, e hoje tem perdido espaço para outras raças, porém ainda é um cão interessante para apartamentos, embora muitos da raça latam bastante, é um cão que você costuma ver em diversos tamanhos, inclusive bem pequenos, e seu pelo não cheira e não cai.

7- Shiba Inu: O shiba ainda não é um cachorro super popular no Brasil, mas é um raça que vem agradando, principalmente por ser um cão mais silencioso, e de porte médio que lembra um mini Akita.

8- Boston Terrier: uma raça muito interessante para locais pequenos, o boston costuma ser bem fácil de adestrar e muito tranquilo.

9- Spitz: Tem sido o queridinho do brasileiro, mas não é para menos, além de lindo, pois parece um leãozinho pequeno, ele tem os pelos sedosos, que não caem muito e que costumam ficar bem cheirosos por dias após o banho!

Crista Chinesa

10- Crista Chinesa/ Crista Chinês: um cão pouco conhecido pelos brasileiros, mas bem adorado em outros países, tende a ser um cão calmo, com muito pouco pelo, conhecido também como cachorro pelado, por isso ajuda na questão da queda de pelos, e que tem um tamanho pequeno! Para quem gosta de um cachorro mais exótico, é um excelente pedida!

 

 

 

Como fazer meu filhote parar de latir quando fica sozinho?

Trazer um novo filhote a nossa casa, é sempre bastante desafiador, pode ser simples para alguns, porém par outros pode se tornar uma tarefa que demande bastante de seus donos!

Na semana passada falamos como ensinar seu filhote a fazer xixi no local certo, agora falaremos de latidos e choros! Quando pegamos um filhotinho, é comum que nas primeiras noites ele chore, e lata, pois quer sua atenção, e quer ficar perto de você!

Os cães latem por diversos motivos, desde para chamar sua atenção, pedir comida, alertar um barulho, etc, veja abaixo diversos motivos que podem fazer seu cachorro latir:

Imagine… ele nasceu, ficou junto da mãe e de seus irmãozinhos, e de repente passou a ficar sozinho, é claro que será normal ele chorar, pedindo para ficar próximo de você, afinal ele ainda é um bebê, e além disso os cães são animais que gostam de ficar em companhia, seja de pessoas ou de outros cães e animais!

Mas o que fazer para amenizar o problema?

A primeira coisa é ensina-lo a ficar alguns momentos sozinho sem você, no início não devem ser longas horas, mas é importante que ele perceba que você sai e volta, sai e volta, dessa forma ele vai criando confiança, e entendendo que você sempre voltará! Muitos donos tendem a deixar o filhote preso e sozinho logo de cara por longas horas, e isso será muito prejudicial a ele, o tornando triste, obsessivo e criando comportamentos ruins! Esses momentos sozinhos devem ser feitos de forma bem lenta, para que ele vá se adaptando aos poucos!

Escolha um cantinho para ele, com as caminhas, brinquedos, ossinhos, comida, itens que possam distraí-lo enquanto você estiver longe!

Alguns cães ficam melhor se você der a ele algo com seu cheiro na hora de dormir, como uma camiseta, outros cães ficam bem com algum barulhinho, tem tutores que deixam a TV ligada, por exemplo e dizem que isso acalma seu filhote!

À noite se ele chorar, é importante que você se certifique que ele está bem, que há comida, que não está com frio, etc, sabendo que está tudo bem, é normal que ele chore mais nas primeiras noites, por causa da falta dos irmãos, caso você não queira que ele durma com você, muitos donos preferem que não, coloque-o em um ambiente confortável e seguro, apague todas as luzes e deixe a casa em silêncio para que ele entenda que é hora de silêncio!

Cães que tiveram um dia com bastante atividades, tendem a dormir melhor a noite, do que cães que ficaram o dia todo dormindo! Os filhotes precisam gastar energia, quando são bem pequenos, eles intercalam momentos de muita brincadeira com sonecas, conforme vão crescendo tendem a conseguir brincar por mais tempo, e terem mais energia armazenada, por isso é importante um bom trabalho de gasto de energia!

Não dê broncas caso ele chore, quanto mais vezes você for até o local, mais ele entende que chorando você aparece, o ideal é aguentar um pouco as primeiras noites, a tendência é que ele comece a entender que de noite é hora de dormir, que ele tem o cantinho dele para isso, e que no dia seguinte você estará lá, para dar atenção, brincar, e alimentar!

Dessa forma, seu filhote irá crescer confiante, e com certeza terá menos ansiedade na hora que estiver longe de você!

Andressa Gontijo- Médica Veterinária

Como ensinar o meu cachorro a fazer xixi no lugar certo?

Quando pegamos um cachorro novinho, um dos maiores desafios é que ele não faça xixi e coco por toda a casa, e sim no lugar certo! Como os cães chegam normalmente muito novinhos e sem poder passear na rua, é natural que acabem usando qualquer lugar de banheiro!

Ensinar seu filhote a fazer xixi no lugar certo pode ser uma tarefa fácil para alguns, e muito difícil para outros, isso porque vai de cada animal, da facilidade em aprender, e da sua persistência!

O primeiro ponto aqui é ter PACIÊNCIA, não adianta achar que o cão está fazendo algo por birra, essa birra costuma aparecer só depois, quando ele está maior, e já aprendeu a fazer no lugar certo… ele pode querer chamar sua atenção, fazendo xixi no lugar errado, por exemplo!

Mas quando novinhos, isso não acontece, o que ocorre é realmente uma dificuldade em entender que a partir daquele momento ele deve, sempre que estiver apertado, ir até um local para fazer suas necessidades!

Falado então do primeiro ponto, que é paciência, vamos à prática!

Sempre tive cães machos, e sempre os ensinei a fazer xixi no lugar certo! É claro que o fator “marcar território” é maior nos machos, e por isso eles costumam dar mais trabalho, mas isso não significa que não aprendam!

Não trabalho com adestramento, mas como sempre ensinei os meus cães a fazerem xixi no local certo, vou dividir com vocês  a minha experiência:

Quando o filhote chegar:

Mostre para ele toda a casa, mostre também onde ficará os pertences dele, pratinho de comida, caminha, jornal, para que ele saiba para onde ir quando estiver com fome ou apertado! Tente não mudar muito o local das coisas, para que fique mais fácil dele memorizar!

Limite o espaço no início:

Sei que dá um aperto no coração, mas é importante que em alguns momentos seu filhote fique limitado a um espaço, principalmente depois que comer, e durante a noite. Ele não deve ficar preso por horas, é só um tempinho! Forre todo o local jornal, para não ocorrer do seu cão não acertar o jornal na hora de agachar para o xixi! Se puder vá olhar de tempo em tempo, quando ele fizer o xixi ou coco, diga feliz “muito bem”, e o solte como recompensa, para ele entender que fez algo positivo! O ato de prender aqui, não é um castigo, é apenas limitar o espaço para que as chances de acerto sejam maiores!

Mantenha uma folha suja de xixi nesse local:

A primeira coisa que queremos fazer é limpar tudo, jogar o jornal fora, e passar um bom desinfetante, mas isso não é positivo nesse momento, pois para o seu filhote, o cheiro do xixi dele, o ajudará a voltar e fazer xixi novamente! Por isso mantenha pelo menos uma folha suja de xixi no meio das limpas! Caso ele não tenha feito ainda xixi no local que você quer, você poderá molhar a folha no xixi que ele fez no local errado, e leva-la para o local certo! Você começará a notar, que ao levar seu cão ao local, ele vai cheirar, e vai fazer xixi mais rápido do que as primeiras vezes!

No início você que deverá leva-lo de tempos em tempos até o local, para ver se ele quer fazer xixi, mas conforme ele for crescendo ele mesmo vai correr até o jornal!

Conforme ele for aprendendo você pode diminuir a quantidade de jornal no local, no início, lembre-se que o local estava todo forrado de jornal, e conforme ele estiver aprendendo você pode se limitar a um quadrado pequeno, que ele já entenderá!

Não bata no filhote se ele fizer errado:

Bater não adianta, pois é uma punição que ele não entende o porque sofreu. Se ele fizer errado, diga apenas “não”, e o leve até o local do xixi, mostre a ele que é ali que ele deve fazer. E não se esqueça, dá muito mais efeito o contrário, isto é, mostrar para seu filhote quando ele acertar!

Não mantenha-o preso nesse espaço o dia todo:

Se você fizer isso, para ele o local vai parecer um castigo, e não é esse a intenção, a intenção é apenas que ele fique lá, faça seu xixi e fique solto! Ele associará o espaço a um local neutro, e não um local ruim! Cuidado, pois isso é muito importante, muitos clientes mantem o cão preso o dia todo ali, e isso só faz com que o cachorro não goste do local, e use essas horas para destruir o jornal, caminha, e tigelas, ou criar manias como se lamber demais, ou até começar uma coprofagia!

Conforme seu cachorrinho for crescendo, ele poderá sair para passear, e logo aprenderá a fazer xixi e coco na rua, e isso é outro ponto interessante, muitos cães que passeiam várias vezes ao longo do dia, não fazem xixi nem coco em casa! Temos cães que passeiam 3 ou 4x ao dia, e acabam por nem precisarem de jornal em casa mais!

Quem testar, conte para nós aqui os resultados!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária