Será que meu Pet está com Diabetes? Veja como saber!
O que muitos não sabem é que cães e gatos sofrem de várias doenças iguais as nossas. O diabetes mellitus não é diferente, cães e gatos tem aparecido com a doença cada vez mais, isso porque eles muitas vezes se alimentam de forma errada, não se exercitam e ficam obesos, ou simplesmente por sua genética!
Fêmeas, e animais idosos, assim como os obesos tem incidência maior, porém animais jovens e não obesos também podem adquirir a doença.
O diabetes ocorre por uma baixa produção do hormônio insulina, ou uma ação ruim desse hormônio no corpo do animal, hormônio esse produzido pelo pâncreas e que serve para controlar a glicose (açúcar) do sangue, quando a insulina diminui a glicose do sangue aumenta. Essa glicose serve de combustível para as células do corpo, dando energia para que elas funcionem corretamente. Então se um animalzinho está sem o açúcar entrando nas células, essa célula passa a não trabalhar direito, e pode levar inclusive o animal a óbito se não tratado.
Quando isso ocorre os pets apresentam uma série de sintomas bem característicos como:
1- Sede excessiva: toda hora seu bichinho vai até a água, algo que você nota que mudou do normal
2- Aumento da fome: aquele pet que comia normalmente, sem grandes gulas, começa a virar um bichinho bem guloso.
3- Aumento da micção e formiga no xixi: você verá que seu pet fará muito mais xixi, e é comum ver insetos como formigas e moscas pousando nele, isso porque esse açúcar que está em excesso no sangue, sai na urina.
4- Mudança no peso: Alguns animais obesos, conforme comentamos poderão desencadear o problema, porém pode ocorrer do seu Pet perder muito peso, mesmo comendo bem, então grandes alterações no peso que vieram sem um motivo aparente, fique de olho!
5- Cristalino esbranquiçado: pode ocorrer uma catarata devido ao diabetes.
6- Hálito com cheiro cetônico: pode aparecer um cheiro específico no hálito do animal diabético
7- Fraqueza e desidratação: não é porque seu cão ou gato está comendo e bebendo bem que ele ficará forte e hidratado, no caso do diabetes, ele come e bebe, mas permanece fraco e desidratado
8- Raças mais pré- dispostas: Algumas raças são mais pre-dispostas ao diabetes, ou por uma questão genética ou pelo fato de ficarem obesas mais facilmente e com isso desencadear a doença, são elas: teckel, pug, labrador, golden, beagle, maltês, lhasa apso, poodle.
Se você suspeitar que seu pet está com diabetes, leve-o até o veterinário, ele fará os exames de sangue, e/ou urina.
Caso ele apresente a doença, ele terá uma vida normal, porém com aplicação de insulina diários, e também deve-se controlar a glicemia do sangue, em ambos os casos o próprio tutor poderá fazer.
Além disso passará a ter uma alimentação mais correta para ele e de preferência fará mais exercícios.
Andressa Gontijo
Médica Veterinária