Sim, isso da foto pode ocorrer com seu cão, leia o porque:
É muito comum vermos as pessoas felizes passeando com cães em dias de muito calor, aproveitando aquele dia bonito para um bom passeio!
Eu também fico muito feliz, particularmente, de ver os cães passeando com seus donos, sou totalmente adepta ao passeio, pois é algo que faz bem tanto ao cão quanto ao dono, porém enquanto os donos estão com um chinelo, tênis ou qualquer outra coisa nos pés, os cães estão com suas patas no chão, parece óbvio mas esse simples fato requer muitos cuidados.
É comum vermos cães buscando uma sombra enquanto passeiam, ou até pedindo colo e muitas das vezes não é apenas por cansaço, e sim por sentirem suas patas literalmente queimarem no asfalto quente.
Além do asfalto que chega a ferver em dias de calor, existem também placas de metais, essas realmente são capazes de fritar até um ovo.
Muitas pessoas olham as patas, e veem aquela pele mais grossa e preta, chamada de Coxins ou carinhosamente de “almofadinhas” e pensam, “ah isso deve ser bem resistente”, mas se enganam, é tão fina e sensível quanto os nossos pés.
Cães que vivem em apartamentos e pisos frios tendem a ter os coxins ainda mais fininhos e lisinhos.
Por isso ficam algumas dicas aqui antes de você sair para passear com seu cachorro:
1- Prefira horários frescos
2- busque andar em lugares arborizados, com sombras, ou pisos que não esquentam como grama ou terra.
3- Faça uma boa prática: coloque sua mão no chão por 30 segundos, se você aguentar a temperatura seu pet também vai aguentar, agora se você não aguentar, acredite ele também não irá
4- ande com seu cão em pisos mais rústicos, para que aos poucos os coxins fiquem mais resistentes, mas tenha bom senso, veja se não irá machuca-lo
5- não, sapatinhos não são bons para seus Pets ainda mais em dias quentes, então essa não é uma alternativa
6- fique de olho a qualquer sinal de incomodo, afinal o passeio precisa ser algo feliz e prazeroso para os dois!
Andressa Gontijo – Medica Veterinária