Focinho seco é sinal de febre? Mito ou verdade?

Pais de bichos tem mais dificuldade de saber se eles estão com febre, ao contrário do que fazemos com as crianças, nos cães ou gatos não dá para verificarmos a temperatura colocando a mão na testa de nossos Pets, por isso é comum uma série de suposições para adivinhar o problema.

Realmente a temperatura dos animais é mais alta que a nossa, enquanto nossa temperatura normal gira em torno dos 36oC o dos cães gira em torno dos 38oC.

Um dos mitos mais comuns é que um nariz quente e seco é sinal de febre em cães. Na verdade não dá para afirmar isso, em diversas ocasiões o focinho dos cães pode ficar assim, como por exemplo em dias mais frios do inverno, ou quando estão quietos dentro de casa. Muitos cães também, têm focinhos mais secos como algo comum. Outro ponto, é que existem sim cães que apresentam febre e nariz molhado.

Como então saber se o cão ou gato está com febre?

Bem o primeiro e mais comum sintoma, é ficarem mais quietos, menos ativos, sem vontade de comer, de se levantar, isso pode não ser um bom sinal, porém para ter 100% de certeza, somente aferindo a temperatura. O médico veterinário irá aferir da maneira correta e poderá constatar a febre do seu animalzinho, essa é a única forma concreta de sabermos!

Então não é porque seu cão está com o focinho seco, que você deverá sair correndo para o veterinário e em qualquer dúvida sobre a saúde do seu Pet, busque um profissional!

Andressa Gontijo – Médica Veterinária