Como ajudar meu cão a perder peso?

Hoje em dia a obesidade nos animais está tão grande quanto a obesidade em nós seres humanos. A falta de exercício, misturada a uma alimentação hipercalórica tem feito com que nossos amigos de 4 patas fiquem cada vez mais gordinhos, por esse motivo deixaremos aqui uma lista de atenções que se deve ter com seu pet, e o que você poderá fazer com ele para auxilia-lo:

1- Fique de olho na quantidade de comida, as pessoas tem a tendência de saírem para trabalhar e deixarem muita comida, pois assim o cachorro tem algo para fazer, é como uma forma de se redimirem de um culpa por deixa-los sozinhos. Saber a quantidade certa que seu cão precisa comer e fazer com que isso seja sempre seguido é imprescindível na hora de manter o peso do seu animal.

2- Quanto mais fracionado, melhor. Sempre lembre disso, quanto mais você fracionar a comida dele, melhor será para o metabolismo do seu cão. Um cão que come uma vez por dia por exemplo tende a ficar mais gordinho do que o que come, 3 ou 4x por dia, isso porque cada vez que ele come, o metabolismo dele é “ativado”, gastando calorias para a digestão, mas não adianta ser grandes porções, e sim dividir a porção de 1 dia em 4 pequenas porções, por exemplo.

3- Petiscos, esse é um grande vilão, a maioria das pessoas adoram dar petiscos para seus cães justamente porque é uma forma de agrado, ainda mais quando seu cãozinho fica muito sozinho. Porém os petiscos por mais simples que sejam são bastante calóricos. O ideal caso seu cãozinho esteja gordinho, é não passar de 10% das calórias necessárias em um dia, em petisco, para isso você deverá se consultar com um veterinário especialista em nutrição que irá calcular corretamente quantas calórias seu cão deve ingerir por dia, e quanto de petisco ele pode comer. Outra alternativa são os petiscos quase 0 calória, como melancia, chuchu, e até mesmo gelo, eles adoram se refrescar com um cubinho de suco de melancia congelado, e não trará muitas calorias.

4- Exercícios, não tem jeito, para o seu cão perder peso, ele precisa se exercitar, é como nós: dieta + exercícios!

Coisas simples como por longe da caminha dele o prato de água e comida, já ajudará seu cão. Não facilite tanto as coisas para ele, se movimentar será sempre positivo, e claro, nada como um bom passeio todos os dias.

Lembre-se que o sobre peso em seu animal, fará mal para suas articulações, e órgãos como fígado, coração e rins.

Busque sempre um médico veterinário para te auxiliar!

banner1